Em entrevista ao programa Bastidores CNN, o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) afirmou que a decisão do PL (Partido Liberal) de votar pela suspensão de seu mandato foi uma manobra política para evitar uma derrota completa no processo que analisava sua cassação.
Segundo Braga, o grupo contrário não conseguiu reunir os 257 votos necessários para a perda definitiva do mandato e, diante desse cenário, optou por apoiar a suspensão como alternativa. O parlamentar avaliou que, caso nenhuma punição fosse aprovada, ele retornaria ao plenário no dia seguinte com uma “vitória plena”.
O deputado destacou que o momento decisivo da sessão ocorreu quando o placar apontou 226 votos a favor e 220 contra, configurando um impasse que inviabilizaria a cassação. Para ele, esse resultado evidenciou a falta de apoio suficiente para a punição mais severa.
“A votação que precisa ser analisada é a que ficou em 226 a 220, porque foi ela que mostrou claramente o impasse”, afirmou Braga. Ele acrescentou que o resultado final, com mais de 300 votos favoráveis à suspensão, refletiu uma tentativa de “redução de danos” por parte dos adversários.
Ainda de acordo com o parlamentar, ao perceberem que não alcançariam o número mínimo para a cassação, deputados que defendiam essa punição passaram a apoiar a suspensão por seis meses como forma de evitar que o processo terminasse sem qualquer penalidade.