O Rio de Janeiro registrou duas ocorrências graves envolvendo cães da raça pitbull em menos de 24 horas. No caso mais grave, um menino de apenas 4 anos morreu após ser brutalmente atacado dentro de uma residência em Irajá, na Zona Norte. Em outra situação, um pitbull invadiu uma escola em Belford Roxo e feriu uma estudante.
Na quarta-feira (12), Igor Pereira da Silva, de 4 anos, estava com a mãe na casa de uma amiga da família quando o animal — pertencente ao genro da dona da residência — avançou e o mordeu no pescoço e no olho. A criança foi levada ao Hospital Municipal Francisco da Silva Teles mas, devido à gravidade dos ferimentos, sofreu uma parada cardiorrespiratória durante a cirurgia e não resistiu. O corpo foi sepultado na sexta-feira (14).
O dono do cachorro, M.M., responderá por lesão corporal seguida de morte, podendo pegar até 12 anos de prisão. O pitbull foi recolhido pelo Centro de Controle de Zoonoses.
Já na manhã desta quinta-feira (13), em Belford Roxo, um pitbull que estaria abandonado nas proximidades invadiu o Ciep 210, na Rua dos Soldados, e atacou uma aluna no momento da entrada dos estudantes. A menina foi socorrida, levada a um hospital e recebeu alta após atendimento. Ela também foi vacinada contra a raiva animal.
O cachorro foi apreendido por policiais do 39º BPM e encaminhado para avaliação.
Os dois episódios reacendem o debate sobre guarda responsável, abandono e os riscos envolvendo cães de grande porte quando não há controle adequado.
Nossos sentimentos aos familiares.