Mais de 22 milhões de doses foram distribuídas em todo o país; mobilização acontece neste sábado (18) em parceria com estados e municípios
O Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, realiza neste sábado (18) o Dia D nacional de multivacinação, voltado à atualização da caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos.
A ação integra a Campanha Nacional de Multivacinação, estrelada pela apresentadora Xuxa Meneghel, com o lema “Vacinar é cuidar de quem você ama — Vacinar é a nossa força”.
Durante a mobilização, mais de 30 mil salas de vacinação estarão abertas em todo o país. Representantes do Ministério da Saúde acompanharão as atividades em capitais como Salvador, Fortaleza, Brasília, Goiânia, Belo Horizonte, Belém, João Pessoa, Recife, Curitiba, Rio de Janeiro, Natal, Porto Alegre e São Paulo.
Ao todo, 22 milhões de doses foram distribuídas para garantir o acesso às vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação. São mais de 15 vacinas disponíveis gratuitamente. Para atualizar a caderneta, basta que pais e responsáveis levem as crianças e adolescentes a uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
O aplicativo Meu SUS Digital também pode ser usado para verificar a situação vacinal, com alertas sobre próximas doses, lembretes e atualizações em tempo real.
Além das vacinas infantis, o ministério reforça a imunização contra sarampo e febre amarela para pessoas de até 59 anos. No caso da febre amarela, a vacinação será priorizada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. A campanha segue até 31 de outubro.
PRINCIPAIS OBJETIVOS DA CAMPANHA
Entre as estratégias estão:
-
Apoio técnico a estados e municípios;
-
Manutenção da eliminação da poliomielite e do sarampo;
-
Combate à hesitação vacinal;
-
Reforço no monitoramento da segurança das vacinas.
VACINAS DISPONÍVEIS
Durante o Dia D e ao longo da campanha, estarão disponíveis as seguintes vacinas:
BCG, Hepatite B, Penta (DTP/Hib/HB), Poliomielite inativada, Rotavírus, Pneumocócica 10-valente (conjugada), Meningocócica C e ACWY, Influenza, Covid-19, Febre amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), Varicela, DTP e Hepatite A.
AVANÇOS NA VACINAÇÃO
Desde a retomada das grandes mobilizações nacionais em 2023, o Brasil tem registrado aumento nas coberturas vacinais. Em 2024, 15 vacinas do calendário nacional apresentaram crescimento, revertendo a tendência de queda observada desde 2016.
Um dos destaques foi a vacina tríplice viral, que atingiu mais de 95% de cobertura vacinal em 2024, garantindo ao Brasil o reconhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS) como país livre da circulação do vírus do sarampo.
A estratégia atual busca manter o país livre da doença, diante do risco de surtos em países vizinhos.
Por Amanda Milan
Ministério da Saúde