O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) criticou duramente a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou monitoramento policial na área externa da residência do ex-presidente Jair Bolsonaro, em Brasília. A medida foi classificada pelo parlamentar como uma “humilhação” contra Michelle Bolsonaro e a filha caçula do ex-mandatário, Laura.
“Mais uma decisão ilegal, paranoica e que invade a privacidade das mulheres da casa de Bolsonaro. Uma humilhação com Michelle, com Laurinha, menor de idade, e com um ex-presidente da República honesto e inocente”, afirmou Flávio em entrevista à Folha de S. Paulo.
De acordo com a decisão, a Polícia Penal do Distrito Federal deverá manter vigilância presencial dentro do terreno, na área descoberta da casa, além de inspecionar todos os veículos que saírem do local. Bolsonaro cumpre prisão domiciliar, com tornozeleira eletrônica, e já contava com policiamento permanente em frente à residência.
O ministro Moraes destacou que a medida foi necessária diante do risco de fuga. O julgamento de Bolsonaro e de outros sete acusados de participação em uma suposta trama golpista está marcado para a próxima terça-feira (2).
A Procuradoria-Geral da República (PGR) já havia se posicionado contra o pedido da Polícia Federal (PF) para monitorar o interior da casa, mas concordou com a vigilância externa. O procurador-geral, Paulo Gonet, ressaltou que os indícios de possível fuga têm fundamento.
Segundo ele, os investigadores encontraram no celular do ex-presidente um rascunho de pedido de asilo político endereçado ao presidente da Argentina, Javier Milei, datado de 10 de fevereiro de 2024, apenas dois dias após operações de busca da PF. No mesmo período, Bolsonaro também esteve na Embaixada da Hungria, o que reforçou as suspeitas.
Flávio Bolsonaro subiu o tom contra o ministro do STF, acusando-o de parcialidade e de agir politicamente. “Além de ser notoriamente parcial para julgar e antecipar o cumprimento da pena, Alexandre de Moraes inventou uma nova modalidade de regime: o fechado com acompanhantes”, ironizou o senador.
Ele ainda afirmou que Moraes “dá mais uma prova de que não tem a menor condição de compor a mais alta corte do Judiciário brasileiro”.
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está atualmente nos Estados Unidos, atua em defesa do pai junto ao governo do presidente Donald Trump. Eduardo foi indiciado pela Polícia Federal por tentativa de coagir processos em andamento no STF.
Trump, por sua vez, anunciou novas tarifas contra o Brasil, alegando perseguição política a Bolsonaro, e chegou a impor sanções a Alexandre de Moraes, em gesto de apoio ao ex-presidente brasileiro.
Por: MSN