RESERVATÓRIO DE CHAVANTES RECEBE 20 MIL PEIXES
RESERVATÓRIO DE CHAVANTES RECEBE 20 MIL PEIXES
Publicado por

RESERVATÓRIO DE CHAVANTES RECEBE 20 MIL PEIXES

CTG Brasil solta lambaris e curimbatás na represa; ação faz parte de programa que solta 1,5 milhão de peixes por ano na Bacia do Paranapanema

Na próxima segunda-feira (17), a CTG Brasil soltará 20 mil peixes das espécies lambari e curimbatá no reservatório da hidrelétrica Chavantes, no município de Timburi (SP). A ação faz parte do programa de manejo pesqueiro por meio do qual a empresa repovoa os oito reservatórios de hidrelétricas sob a sua administração, no Rio Paranapanema, com 1,5 milhão de peixes a cada ano.

Desde o dia 24 de agosto até 20 de setembro, a equipe de Meio Ambiente da CTG Brasil realiza diversas ações de repovoamento em cinco desses reservatórios, totalizando 285 mil peixes. Além de Chavantes, as represas de Jurumirim, Salto Grande, Taquaruçu e Rosana estão recebendo alevinos. Dos locais de soltura, eles se deslocam pelos reservatórios e afluentes, contribuindo para a manutenção da biodiversidade e ampliando o estoque pesqueiro na região.

O biólogo e coordenador de manejo pesqueiro da empresa, Norberto Vianna, ressalta que, ao longo do ano, todos os oito reservatórios do Rio Paranapanema recebem milhares de peixes. Além de lambaris e curimbatás, o programa utiliza pacus, piau-três-pintas, piracanjubas, piaparas e dourados nas ações de repovoamento.  “As espécies trabalhadas são importantes para os ecossistemas e têm valor econômico e cultural para as comunidades ribeirinhas, bem como para a pesca esportiva”, comenta Vianna.

Os peixes são reproduzidos na Estação de Piscicultura que a CTG Brasil mantém ao lado da hidrelétrica Salto Grande, localizada em Salto Grande (SP), às margens do Rio Paranapanema. Na estação também são reproduzidos 2,1 milhões de peixes para repovoamento dos reservatórios das hidrelétricas Jupiá e Ilha Solteira, no Rio Paraná, também administradas e operadas pela CTG Brasil, que é a segunda maior geradora de energia privada do País.

CTG Brasil

Criada em 2013, a CTG Brasil é parte da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em energia limpa. Com investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, o portfólio da CTG Brasil hoje tem uma capacidade total instalada de 8,28 GW.  Segunda maior geradora privada de energia do país, a CTG Brasil conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.

0 Comentários desativados em RESERVATÓRIO DE CHAVANTES RECEBE 20 MIL PEIXES 5750 13 setembro, 2018 Chavantes, Notícias, Timburi setembro 13, 2018
Acessos: início - 22/12/2014
contador gratuito de visitas

PARCEIROS

Países Visitantes