APROVADO NA CDR PROJETO QUE APERFEIÇOA REGRAS DO MINHA CASA MINHA VIDA
APROVADO NA CDR PROJETO QUE APERFEIÇOA REGRAS DO MINHA CASA MINHA VIDA
Publicado por

APROVADO NA CDR PROJETO QUE APERFEIÇOA REGRAS DO MINHA CASA MINHA VIDA

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) aprovou nesta quarta-feira (13) proposta que aperfeiçoa vários pontos do Programa Minha Casa, Minha Vida. O Projeto de Lei do Senado 465/2016, de autoria do senador Lindbergh Farias (PT-RJ), agiliza a regularização dos empreendimentos e melhora as condições para permanência dos beneficiários nos imóveis

Entre as medidas previstas no texto está a determinação para que a distribuição dos recursos do programa seja proporcional ao déficit habitacional de cada região, calculado pelo IBGE. Outro ponto é exigência de que o ente público que seleciona os beneficiários acompanhe o empreendimento, informando ao agente financeiro em caso de irregularidades. A intenção evitar desvios na implementação do programa.

Comércio local

Para melhorar as condições de permanência dos beneficiários nos imóveis, o PLC possibilita a aplicação de recursos do programa para a estruturação de comércio local. Os terrenos adquiridos para uso comercial podem ser doados ao condomínio residencial ou à prefeitura, que administraria a exploração econômica desses espaços.

Também passa a ser possível o financiamento de equipamentos públicos de educação, saúde e outros complementares à habitação, condicionado à existência de compromisso prévio da administração pública estadual, municipal ou distrital em assumir a operação.

Áreas mistas

Ainda conforme o projeto, o Minha Casa Minha Vida poderá admitir empreendimentos de construção mista, com unidades residenciais e comerciais, segundo critérios a serem estabelecidos em lei.

As normas do Regime Especial de Tributação (RET) seriam alteradas para estabelecer a cobrança de 4% sobre as receitas da construção em relação aos imóveis comerciais das construções mistas. Atualmente está previsto RET de 1% sobre imóveis residenciais de interesse social.

A relatora na CDR, senadora Regina Sousa (PT-PI), apresentou parecer favorável ao projeto. Ela explicou que a urgência na concepção do Minha Casa Minha Vida acabou resultando em um texto com imperfeições, que exigiu a edição de medidas provisórias e leis posteriores corrigir as falhas identificadas ao longo de sua execução.

O PLS 465/2016, avaliou Regina, apresenta diversos aperfeiçoamentos ao programa, mas precisou ser adaptado ao quadro legislativo resultante da Lei 13.465/2017. Por isso, vários artigos do texto foram suprimidos por meio de emendas.

O texto precisa ser analisado ainda pelas Comissões de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), de Assuntos Econômicos (CAE) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Fonte: Senado Notícias

0

0 Comentários desativados em APROVADO NA CDR PROJETO QUE APERFEIÇOA REGRAS DO MINHA CASA MINHA VIDA 1940 13 dezembro, 2017 Notícias, Política dezembro 13, 2017
Acessos: início - 22/12/2014
contador gratuito de visitas

PARCEIROS

Países Visitantes