“ESPAÇO LEGAL” CONCESSIONÁRIA CTG LANÇA GUIA PARA ORIENTAR USOS DOS RESERVATÓRIOS
“ESPAÇO LEGAL” CONCESSIONÁRIA CTG LANÇA GUIA PARA ORIENTAR USOS DOS RESERVATÓRIOS
Publicado por

“ESPAÇO LEGAL” CONCESSIONÁRIA CTG LANÇA GUIA PARA ORIENTAR USOS DOS RESERVATÓRIOS

Aproveitamento correto das águas e das margens preserva o meio ambiente e contribui para a qualidade de vida das comunidades

Neste 4 de outubro, Dia da Natureza, a CTG Brasil lança o Guia Espaço Legal, desenvolvido para orientar a população sobre a regularização de usos e ocupações às margens dos reservatórios de usinas hidrelétricas sob a sua gestão.  A companhia atua no rio Paranapanema por meio de uma subsidiária, a Rio Paranapanema Energia, concessionária de oito usinas cujos represamentos banham 70 municípios paulistas e paranaenses.

O Guia Espaço Legal faz parte da campanha de mesmo nome, já implementada na região da bacia do Paranapanema. O material, disponível para download no endereço www.ctgbr.com.br/gestaopatrimonial esclarece, por meio de uma linguagem simples e acessível, os procedimentos necessários e as obrigações de acordo com os diferentes tipos de uso.

Áreas de lazer, agropecuária, loteamentos, tanques-redes e hotelaria estão entre as atividades que precisam ser regularizadas. “Para fazer o uso e a ocupação das margens dos reservatórios, empresas, pessoas e empreendimentos precisam de autorização prévia de órgãos ambientais e reguladores”, explica Ivan Toyama, gerente-adjunto de Patrimônio da CTG Brasil.

Juntas, as oito usinas do rio Paranapanema sob a concessão da Rio Paranapanema Energia ocupam uma área de 1.790 quilômetros quadrados e somam 4.960 quilômetros de bordas.

A CAMPANHA
Como fruto da Campanha Espaço Legal na bacia do Paranapanema, Toyama destaca o fortalecimento entre as partes que fazem a gestão compartilhada dos reservatórios: a concessionária e os órgãos de licenciamento e fiscalização – Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), bem como o poder público municipal. Em conjunto, eles estão promovendo ações de regularização e ainda as de remoção de estruturas irregulares onde não é cabível o licenciamento ambiental. “Nossa parceria se estende ao Ministério Público, que tem sido um importante apoiador do programa”, pontua Toyama.

Segundo ele, a concessionária vem recebendo, de forma crescente, consultas e solicitações de interessados na regularização. “Isso demonstra uma maior conscientização de empreendedores e usuários, o que é muito positivo. A regularização de cada um é em benefício de todos”, ressalta Toyama.

Rio Paranapanema Energia
A Rio Paranapanema Energia, uma empresa da China Three Gorges Corporation (CTG) no Brasil, opera e administra 10 usinas hidrelétricas, oito ao longo do rio Paranapanema, entre os estados de São Paulo e Paraná, e duas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH), no Rio Sapucaí-Mirim, nas cidades de Guará e São Joaquim da Barra, em São Paulo. Juntas, essas operações contam com 2.274 megawatts (MW) de capacidade total instalada.

Fonte: Chavantes Notícia

 

CH

CTG Brasil

Criada em 2013, a CTG Brasil é uma subsidiária 100% controlada pela China Three Gorges Corporation. Com investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, o portfólio da CTG Brasil hoje tem uma capacidade total instalada de 8,27 GW. Segunda maior geradora privada do país, a CTG Brasil conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.

0 Comentários desativados em “ESPAÇO LEGAL” CONCESSIONÁRIA CTG LANÇA GUIA PARA ORIENTAR USOS DOS RESERVATÓRIOS 3720 04 outubro, 2017 Chavantes, Notícias outubro 4, 2017
Acessos: início - 22/12/2014
contador gratuito de visitas

PARCEIROS

Nil Lanches 4 AVID Corretora Seguros... .00 LOGO QUATI 3 0 3 principal 3 Site Em uso ..0 Principal Disk Pizza 4 Principal Arte Principal Postada Daltinho - Copia Cednet Slogan Clube Ouro Verde Principal

Países Visitantes